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12 estratégias infalíveis para manter a saúde 100%

Luciana Portela      sábado, 17 de março de 2018

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Neste post, você verá que não é necessário saber tudo sobre saúde para ser saudável. Conheça 12 estratégias infalíveis para manter a saúde 100%.

Quero compartilhar neste artigo uma forma diferente de pensar sobre a saúde, para além do consultório médico.

A ideia aqui é abordar estratégias a longo prazo que promovam e mantenham um quadro geral de bem estar.

Não estou me referindo a fórmulas prontas, e sim a informações que irão te ajudar a levar uma vida mais saudável.

Quando uma pessoa leiga reflete sobre como ter uma vida mais saudável, são muitos os obstáculos que a fazem desistir ou deixar este objetivo para um futuro próximo.

No entanto, as coisas podem ser bem mais simples do que você imagina.

Antes de apresentar as 12 estratégias, é importante falarmos sobre o que é ser saudável.

 

Saúde conceito

 

É muito comum as pessoas relacionarem vida saudável apenas com uma dieta balanceada. Contudo, o conceito vai muito além.

Bem estar tem a ver, sim, com alimentação saudável. Mas também está ligado ao bem estar mental, emocional, sociabilidade e bons relacionamentos em todas as áreas da vida.

O estilo de vida saudável sustenta-se em 3 pilares fundamentais:

 

1) Alimentação: uma dieta balanceada deve ser uma das prioridades para quem deseja levar uma vida saudável. Você sabe como se alimentar bem? Não é difícil, falaremos mais sobre o assunto a seguir.

 

2) Atividade física: pesquisa publicada no site do Ministério da Saúde revela que 45,9% da população brasileira vive no sedentarismo. O mesmo estudo constatou ainda que as mulheres praticam mais exercícios físicos do que os homens.

 

3) Bem estar mental: transtornos mentais também podem interferir negativamente em nossa saúde e bem estar.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por doenças mentais. Aqui no Brasil, estima-se que existam aproximadamente 5 milhões de pessoas nessa situação.

Muitos indivíduos não entendem os transtornos de ansiedade, depressão e outros problemas do tipo como doenças mentais. E por não procurarem ajuda profissional, possuem uma qualidade de vida ruim.

 

12 estratégias infalíveis para manter a saúde 100%

 

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1.    Mantenha uma boa alimentação

 

Comer bem é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente.

A depender do que você come, pode até mesmo interferir em sua saúde mental e emocional.

Consuma alimentos naturais como frutas, verduras, cereais e folhas, evite ao máximo os industrializados, frituras e açúcar.

 

2.    Durma bem

 

Dormir bem significa dormir o suficiente para descansar.  Conforme os especialistas no assunto, isso varia de acordo com a idade, mas no geral devemos dormir entre 7 e 9 horas durante a noite.

 

3.    Desenvolva bons relacionamentos

 

Desenvolver e manter relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis e sólidos traz muitos benefícios para sua saúde mental.

Então, esforce-se para estabelecer boas relações com as pessoas à sua volta, no trabalho, em casa, na vizinhança, no clube.

Todos esses contatos vão lhe oferecer um suporte importante e enriquecerão sua vida.

 

4.    Cuide da mente

 

Como anda a sua mente? Você sabe lidar com suas emoções e com as adversidades naturais?

Se você percebe que algo pode estar errado, procure ajuda imediatamente.

Converse com pessoas de confiança e busque atendimento profissional, se for o caso.

 

5.    Controle o estresse

 

Rotinas estressantes, seja em casa ou no trabalho, também podem contribuir para que você não tenha uma vida saudável.

Evitar o estresse em tempos modernos é praticamente impossível, mas você pode ter controle sobre ele.

Busque técnicas tranquilizantes como meditação, yoga e outras. Isso ajudará a manter sua mente saudável.

 

6.    Encontre o equilíbrio entre família e trabalho

 

Trabalhar demais ajuda a aumentar os níveis de estresse. Por outro lado, dedicar-se pouco ao trabalho pode prejudicar sua vida profissional e transformar problemas financeiros em uma bola de neve.

A palavra de ordem é mesmo “equilíbrio”. Procure dividir bem seu tempo, por meio da organização.

 

7.    Faça exercícios físicos regularmente

 

Os exercícios ajudam a manter a mente tranquila, a combater e evitar depressão e evitam o sobrepeso.

Insira em sua rotina alguma atividade física. Você pode caminhar, correr, andar de bicicleta, por exemplo.

 

8.    Cultive um corpo relaxado

 

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Além de evitar o sedentarismo, é indicado que você também procure formas de promover relaxamento muscular.

Faça pelo menos uma sessão de massagem por semana para relaxar os músculos e evitar tensão e estresse.

 

9.    Elimine o sobrepeso

 

O excesso de peso pode provocar uma série de doenças como problemas cardíacos, hipertensão etc.

Quem almeja ter bem estar deve cuidar para manter-se com o peso ideal.

 

10.  Hidrate o corpo

 

Nosso organismo precisa estar sempre bem hidratado para realizar suas funções da maneira esperada.

Nossos órgãos dependem diretamente dessa hidratação, e só conseguimos isso ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia.

 

11.  Tenha maior contato com a Natureza

 

É muito importante respirar ar puro, passar algumas horas em locais tranquilos e com bastante verde.

Lugares assim tranquilizam a mente e ajudam a combater o estresse.

 

12.  Dedique momentos para o lazer

 

A vida não pode ser apenas trabalho. Você deve separar tempo para realizar coisas que goste e que te fazem bem.

Nossos hobbies têm relação direta com nosso bem estar e com a maneira como levamos a vida.

 

Resumo do post

 

Manter a saúde 100% é possível quando colocamos em prática estratégias interligadas: cuidar da mente, da alimentação, do corpo e também das relações interpessoais.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe-o para ajudar também outras pessoas.

 

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Sobre a Autora

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Luciana Portela

Sou empreendedora, coaching, terapeuta integrativa e líder de emagrecimento em grupo.

Meu trabalho é incentivar pessoas que estão buscando bem estar e um estilo de vida saudável.

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