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9 maneiras simples para manter o bem estar

Luciana Portela      quarta-feira, 14 de março de 2018

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As escolhas que fazemos no dia a dia influenciam diretamente nossa vida e saúde. Confira 9 maneiras simples de manter o bem estar.

Se você deseja ter uma vida saudável precisa rever seus hábitos diários, pois eles podem estar contribuindo para que sua rotina seja estressante.

A maioria das pessoas geralmente sabe o que deve fazer para manter o bem estar, entretanto não podem mudar sua rotina em prol disso.

Mas você sabia que existem algumas maneiras de melhorar sua saúde mental e física sem a necessidade de realizar grandes transformações na rotina?

É justamente sobre isso que vamos falar nesse post. Continue lendo e saiba o que fazer.

 

Mantenha o bem estar com 9 dicas simples

 

A primeira coisa a saber é que, na maioria das vezes, o obstáculo é a inércia.

O sedentarismo é um dos principais inimigos de uma vida saudável. Mas não se preocupe, pois você também pode mudar isso sem precisar passar horas diárias na academia.

Bora ver as dicas para começar a ter uma rotina mais produtiva e saudável:

 

Dica 1: seja fitness, abandone o sedentarismo

 

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Quando você leva um estilo de vida inativo, seu corpo naturalmente queima menos calorias, aumentando a probabilidade de ganhar peso.

No entanto, não é apenas isso. A ciência já confirmou que ser sedentário provoca vários danos à saúde. Conheça alguns:

 

  • enfraquecimento dos ossos
  • lentidão do metabolismo
  • enfraquecimento do sistema imunológico
  • problemas com a circulação sanguínea
  • desequilíbrio hormonal

 

Para combater estes malefícios, você não precisa se tornar viciada em malhação. Já pensou em praticar pilates?

É um ótimo exercício. E você pode praticar em casa, assistindo aulas pela internet.

 

Dica 2: alimente-se bem

 

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Se a falta de uma atividade física já contribui para que você não consiga manter o bem estar, ter uma alimentação ruim piora a situação.

Alimentar-se mal também contribui para o sobrepeso e pode acarretar diversas doenças.

As consequências de comer mal podem ser sentidas no nosso dia a dia, inclusive limitando nossa capacidade de realizar tarefas simples.

Procure eliminar os alimentos industrializados na dieta.

Reduza o consumo de sal e deixe de lado o açúcar, as frituras, a farinha de trigo.

 

Dica 3: massagem pode ajudar muito

 

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Se você mantém uma rotina que exige muito do seu corpo, pode precisar de alguma técnica de relaxamento para diminuir a tensão.

Aposte em uma boa massagem pelo menos uma vez por semana para eliminar possíveis dores no corpo e diminuir o estresse.

Dentre as melhores técnicas para melhorar seu bem estar estão:

 

  • shiatsu
  • reflexologia
  • massagem clássica terapêutica
  • terapia com pedras quentes

 

Dica 4: abandone os vícios

 

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode trazer consequências ruins para sua saúde, bem como o cigarro.

Mas nem sempre os inimigos são esses já conhecidos. O açúcar é um dos vícios mais perigosos e prejudiciais ao organismo.

Se puder parar com alguns vícios e diminuir outros, já terá meio caminho andado para levar uma vida mais saudável.

 

Dica 5: busque momentos de lazer

 

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Momentos de lazer e relaxamento são fundamentais para levar uma vida feliz e ampliar o bem estar.

Qualquer tipo de atividade que seja prazerosa para você é válida. Dançar, correr, passear na praia, nadar... Tudo isso vai te fazer muito bem.

Diminuirá o estresse, a ansiedade e contribuirá de forma positiva para sua saúde mental.

 

Dica 6: cuide da saúde mental

 

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Atividades como meditação, yoga, técnicas de respiração, podem lhe auxiliar a manter a saúde mental.

Sair, fazer novas amizades, e rir... São atividades que ajudam a liberar endorfinas e neutralizar cortisol, que é o hormônio do estresse.

 

Dica 7: fisioterapia para o bem estar

 

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Você sabia que a fisioterapia não serve apenas para tratamentos pós-traumáticos?

A fisioterapia pode ser utilizada para manter a saúde física, para ajudar a corrigir a postura e prevenir uma série de problemas como:

 

  • enfraquecimento dos ossos
  • perda dos movimentos por causa da idade
  • enfraquecimento dos músculos
  • vícios de postura

 

Dica 8: tenha mais vitalidade

 

Vitalidade é energia e força para realizar suas tarefas e enfrentar as adversidades.

Andrew Solomon, professor de Psicologia Clínica no Columbia University Medical Center (EUA), defende a vitalidade como forma de acabar com a depressão.

Autoridade mundial no assunto, Solomon é autor do livro O Demônio do Meio Dia – Uma Anatomia da Depressão.

De acordo com o professor, a vitalidade é que é o contrário da depressão, e não a felicidade.

Veja algumas dicas simples para obter mais vitalidade:

 

  • faça meditação diariamente
  • pratique atividade física aeróbica
  • pratique yoga
  • passe mais tempo tempo com a natureza
  • mantenha uma alimentação saudável, com ingestão adequada de água
  • tenha boas noites de sono

 

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Dica 9: beba mais água

 

Pode parecer besteira, mas não é. Beber água ajuda muito a melhorar nossa saúde.

Ajuda a eliminar toxinas do organismo, regula o metabolismo, auxilia no emagrecimento e contribui para melhorar a aparência da pele e dos cabelos.

 

Resumo do post

 

Para manter seu bem estar, é fundamental ter uma alimentação saudável, praticar alguma atividade física.

Procure também manter o corpo hidratado, cuidar da saúde mental e aumentar a vitalidade.

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Sobre a Autora

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Luciana Portela

Sou empreendedora, coaching, terapeuta integrativa e líder de emagrecimento em grupo.

Meu trabalho é incentivar pessoas que estão buscando bem estar e um estilo de vida saudável.

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