bem estar e vida saudavel

A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre a meditação

Luciana Portela      quarta-feira, 7 de março de 2018

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A meditação é um processo habitual em que treinamos nossa mente para uma melhor concentração e redirecionamento dos pensamentos.

Sua prática vem se tornado cada vez mais popular à medida que mais pessoas descobrem seus benefícios, a maioria relacionados à saúde e ao bem estar.

Você pode utilizar a meditação para aumentar a consciência sobre si mesma e sobre o que acontece à sua volta.

Muitas pessoas já estão usando essa técnica para reduzir o estresse e aumentar o nível de concentração.

Também é possível meditar para desenvolver outros sentimentos, como o bom humor, pensamentos positivos, autodisciplina, entre outros.

Se você sofre com insônia ou dores crônicas, pode usar o método para ter noites mais tranquilas e aumentar a tolerância à dor.

Aplique a arte de meditar diariamente e melhore sua qualidade de vida.

Comece aprendendo meditação para iniciantes ou meditação guiada. Com o tempo, você pode estudar outras modalidades, como a meditação budista, por exemplo.

 

Conheça os benefícios da meditação

 

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1. Reduz o estresse

 

A redução do estresse é uma das razões mais comuns pelas quais pessoas meditam.

Um estudo americano realizado com mais de 3.500 pessoas adultas mostrou que os resultados para esse fim são excelentes.

Geralmente o estresse mental e físico faz o organismo produzir mais cortisol e citocinas.

A subida repentina desses hormônios provoca aumento da pressão arterial, dificuldades para dormir, fadiga e depressão.

Meditar é um tratamento que pode reduzir as inflamações provenientes do estresse e impedir que esses problemas ocorram.

 

2. Controla a ansiedade

 

O relaxamento que a meditação proporciona pode te ajudar a vencer a ansiedade.

A partir do momento que você passa a viver menos estressada, já contribui para a diminuição da ansiedade.

Estima-se que é possível conseguir bons resultados com um tratamento durante 8 semanas seguidas.

Meditar também pode reduzir os sintomas de outros tipos de transtorno de ansiedade como:

  • Pensamentos paranóicos
  • Fobia social
  • Ataques de pânico
  • Comportamentos obsessivos compulsivos

Outro estudo com mais de 2.400 pessoas demonstrou que diferentes técnicas de meditação também conseguem reduzir os níveis de ansiedade.

A Yoga, por exemplo, mostrou-se muito eficiente. E o motivo é a aplicação da prática meditativa em conjunto com atividade física.

 

3. Reduz a perda de memória relacionada à idade

 

Você sabia que melhorar a atenção e a clareza dos pensamentos pode ajudar a manter a mente nova?

Dentre os tipos de meditação que podem ajudar a memória está a Kirtan Kriya, um método que combina um canto ou mantra com movimentos repetitivos dos dedos para focar o pensamento.

Com essa técnica, é possível melhorar o nível de atenção. E pessoas com mais idade ganham maior agilidade mental.

 

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4. Diminui incidência de depressão

 

Se você sofre com depressão, poderá perceber melhoras a partir do momento em que começar a meditar.

Para esse tipo de problema, o mais indicado é a meditação transcendental, método sobre o qual já existem mais de 600 estudos científicos.

Todos comprovam os benefícios da meditação transcendental também para curar insônia, reduzir riscos de AVC, infarto e hipertensão.

 

5. Diminui a pressão arterial e as dores

 

A meditação também consegue interferir de forma benéfica em sua saúde física.

Pessoas que sofrem com problema de hipertensão conseguem amenizar os sintomas meditando.

Melhorando a pressão sobre o coração, você também evitará problemas cardíacos.

Meditar traz esses benefícios porque age relaxando os sinais nervosos que coordenam as funções cardíacas.

Em relação à dor, nossa percepção dela está conectada ao nosso estado de espírito.

Diminuindo o estresse, você conseguirá ter uma atividade maior nos centros cerebrais conhecidos por controlar as dores.

 

Resumo do post

 

Os benefícios da meditação são tão surpreendentes que podem aumentar o seu bem estar geral através do corpo e mente.

É um tipo de atividade que não exige deslocamento ou aparelhos para ser realizada. E você ainda tem a possibilidade de escolher entre várias técnicas.

Espero que estas informações tenham sido úteis. Ajude outras pessoas compartilhando este artigo.

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Sobre a Autora

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Luciana Portela

Sou empreendedora, coaching, terapeuta integrativa e líder de emagrecimento em grupo.

Meu trabalho é incentivar pessoas que estão buscando bem estar e um estilo de vida saudável.

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